software taller fabricacion muebles-min

A produtividade nas oficinas de fabricação de móveis dependerá de uma mistura inteligente de pessoas, equipamentos e processos eficientes. Para fazer melhorias em todas essas áreas, é necessário revisar as práticas atuais e ajustar os sistemas, o treinamento da equipe e até o equipamento usado para gerar peças e componentes.

Independentemente do tamanho dos negócios, o aumento da produtividade em uma fábrica de móveis é fundamental para aumentar os lucros e manter a competitividade em um mercado cada vez mais saturado e exigente.

Porém, antes de adotar qualquer método para melhorar a produtividade, é aconselhável medir os níveis de produção existentes, criar uma linha de base e implementar soluções que medem as mudanças e as comparam.

Essas oito etapas ajudarão você a projetar uma oficina de produção de móveis mais produtiva e eficiente.

Examine o fluxo de trabalho existente.

O primeiro passo é identificar pontos fracos no fluxo de trabalho atual. Analisar tecnologia, pessoas e todos os processos, procedimentos, ferramentas e recursos envolvidos na produção de móveis.

Talvez você possa considerar o uso de cartões de valor como uma maneira eficaz de identificar e monitorar projetos para melhorar processos; Essa estratégia é muito útil porque permite que os gerentes identifiquem problemas e registrem o impacto de cada uma dessas alterações no sistema em geral.

Atualize os processos de negócios.

Compartilhar os problemas atuais do fluxo de trabalho com os gerentes de projeto permitirá uma visão mais holística para o desenvolvimento de planos de melhoria no processo de fabricação. Isso pode resultar na realocação de recursos para diferentes áreas de fabricação, gerenciamento de orçamento ou certificação ISO.
Nesse estágio, é necessário avaliar sistematicamente o desempenho e interpretar as alterações corretamente.

Tenha expectativas realistas.

Expectativas do cliente, pressões de produção e prazos apertados podem contribuir para objetivos irrealistas. Quando os valores de referência da carga de trabalho nas instalações de fabricação são inacessíveis sem nenhum compromisso com a segurança ou a qualidade, os funcionários ficam insatisfeitos, impedindo a empresa de atingir seus objetivos de trabalho.
Para aumentar a eficácia do trabalhador, é importante definir objetivos realistas e claramente definidos que garantam pontualidade, resultados de alta qualidade e procedimentos seguros.

Equipe sua oficina com ferramentas de usinagem mais inteligentes.

A fabricação de móveis é um setor em que um funcionário não pode ser tão produtivo quanto suas ferramentas.
Enquanto máquinas, como máquinas de corte ou CNCs, podem ser caras em termos de configuração e treinamento inicial, equipamentos avançados podem ter um efeito positivo a longo prazo na produção.
Há evidências de que os fabricantes que realizam manutenção regular das máquinas conseguem permanecer competitivos em um mercado tão competitivo e inovador quanto o do setor de móveis. Mas é igualmente importante investir em software que conduz não apenas uma máquina, mas muitas vezes toda a frota de máquinas, bem como o restante das operações, em um fluxo contínuo de informações. Daí a importância de usar um software flexível e preciso, adaptável a qualquer tipo de configuração de máquina e multimarcas. Nesse sentido, o Teowin é capaz de “falar o idioma da máquina” porque gera um programa no qual todas as informações de nomenclatura, usinagem e técnicas vêm de seu configurador 3D, garantindo que todas as informações de fabricação sejam contidas. no objeto 3D, mas também gera etiquetas de código de barras que possibilitam chamar o programa da máquina quando a peça passa na frente.

productividad taller fabricacion muebles

Invista em manutenção.

Embora o novo equipamento possa aumentar a produtividade, ele também requer manutenção para continuar operando em níveis ideais. Da mesma forma, como dissemos no parágrafo anterior, a manutenção do software é tão importante quanto a das máquinas. Nesse sentido, esse serviço garante a comunicação com o atendimento ao cliente, que soluciona dúvidas, incidentes operacionais, oferece sugestões de aprimoramento e auxilia o usuário no processo de reinstalação e transferência de informações. Além disso, no caso particular da Teowin, este contrato garante a atualização constante do software, seja em termos de catálogo ou da própria aplicação.

Muitos desses desenvolvimentos são distribuídos através do aplicativo TeoService, que gerencia downloads das últimas alterações, sejam aprimoramentos de software, adaptações impostas pelo mercado (como alterações de IVA, etc.). ou atualizações de dados (notícias nos catálogos dos fabricantes).

Invista no treinamento contínuo de funcionários.

As indústrias de manufatura, usinagem e corte estão em constante evolução; Ainda existe uma nova tecnologia que promete tornar as oficinas de móveis mais eficientes do que nunca.
Os avanços tecnológicos geralmente alteram as habilidades necessárias para determinadas tarefas e os trabalhadores precisam passar por treinamento regular para poder seguir as habilidades mais avançadas.

Mantenha-se organizado

A quantidade de dinheiro perdido e as horas de trabalho perdidas devido à falta de organização podem ser instrutivas.
Uma maneira infalível de melhorar a produtividade em qualquer ambiente é garantir que haja um local bem organizado para tudo, desde materiais a ferramentas e documentos.
Ao organizar a área de trabalho, considere o design dos equipamentos e ferramentas de usinagem e determine se eles são ótimos em termos de eficiência. Caso contrário, considere reorganizar a planta de fabricação para criar um fluxo de trabalho mais uniforme, inclusive eliminando ou evitando os gargalos no processo de fabricação. Quando eles aparecem sistematicamente, é um sinal claro e um indicador de que algo não está funcionando corretamente. Quando as peças são bloqueadas na entrada ou na saída de um posto, os motivos podem ser diferentes, mas isso sempre ocorre devido a uma otimização insuficiente dos recursos: agrupamento incorreto de pedidos, falta de acompanhamento na linha de produção, protocolos de trabalho deficientes, menos carga de trabalho do que as máquinas são capazes de produzir, problema intermediário de estoque, falta de recursos humanos, problemas de qualidade etc. A identificação e a solução desses gargalos melhoram a fluidez do circuito e, finalmente, a lucratividade da ferramenta produtiva. É também nesta fase que softwares como o Teowin se tornam um aliado valioso, tanto na versão de produção quanto na versão mais completa, Teowin ERP.

Fomentar a colaboração.

A oficina de fabricação é mais produtiva quando todos trabalham juntos em direção ao mesmo objetivo, com o mínimo de desperdício e possíveis conflitos. Embora seja importante se concentrar no trabalho, também é importante garantir que cada membro da equipe se sinta em casa em uma equipe. Quanto mais membros da sua equipe puderem trabalhar juntos, mais eles promoverão uma cultura produtiva no local de trabalho.